Dr., como guardar a ração do meu pet?
Esse é um questionamento muito comum, que geralmente os tutores de cães e gatos me faz durante as consultas clínicas que faço.
Sempre oriento os tutores a comprarem a quantidade de ração que o animal vai comer em até no máximo 4 a 5 meses. Um exemplo prático, é o tutor de um cachorro de 2kg de peso, que come em média 80 gramas de ração por dia, e o tutor compra 15kg de ração de uma vez. Essa ração por mais que seja bem armazenada, vai perder um pouco da qualidade, pois vai durar muito tempo (15.000 gramas / 80 gramas = 187 dias aproximadamente).
Após observar o primeiro ponto, comento sobre a necessidade de fechar o pote de ração de maneira eficaz e segura. Para tutores que compram grandes sacos ( 7,5 a 25kg), oriento a guardar um pouco dessa ração em um pote que armazene em média 3 a 5kg de ração ( a depender do peso do animal e da quantidade que ele irá comer por dia), e a embalagem original com o restante da ração seja bem fechado com aqueles fechadores de ração ou com a fita crepe mesmo (praticidade!!!). E do pote pequeno – aquele de 3 a 5kg – você vai retirar a ração do dia a dia do seu pet!
Observado esses detalhes, você irá garantir a qualidade do alimento do seu animal.
Não podemos esquecer de deixar as embalagens longe do sol, da umidade, de poeira, mofos, venenos, produtos químicos, produtos com cheiro, e em nenhuma hipótese, misturar ração velha com ração nova.
Por hoje é só!
No próximo post iremos falar sobre como educar o cão a comer somente ração. Aguardem.
Elaborado por: Filippe Melo – Médico Veterinário