Problemas urinários em gatos machos representam uma das mais casuísticas clínicas na clínica médica de felinos.
Esse fato se deve principalmente aos seguintes fatores:
- Baixa qualidade alimentar de alguns animais;
- Castração precoce ( abaixo dos 5 meses de idade);
- Baixo fornecimento de água para os animais;
- Stress
- Infecções urinárias
Para evitar que seu gato macho tenha essa triste alteração, deve-se fornecer alimento e água de qualidade, deixando sempre água a vontade e em vários locais espalhados pela casa.
Além disso, colocar as vasilhas sanitária dele em vários locais também, estimulando ele a sempre urinar quando tiver vontade (gatos são muito territorialistas).
Outra dica é evitar o stress do seu animalzinho! Isso mesmo, o stress é a principal causa da DTIUF (Doença do trato urinário inferior dos felinos). Para que seu animalzinho não fique estressado, você deve manter sempre a rotina do ambiente em que ele vive e tomar muito cuidado na introdução de novos animais na casa, ou até mesmo acostumar o seu gato durante a introdução de novos membros na família (muito comum em casais que tem um gato e agora vão ter um filho).
Para você que tem vários gatos em casa, a ocorrência de brigas e disputas por território deve ser um fator de atenção. Caso isso esteja ocorrendo, realize o manejo de seus pets, criando um lugar separado para cada um, sendo que cada animal terá seus pertences (comedouros, bebedouros, brinquedos, vasilhas sanitárias) individuais e separados dos demais animais.
Uma dica também é o uso de feromônio no ambiente. Os animais ficam bem mais calmos e alegres com o uso desse produto. Você encontra ele em vários pet shops, inclusive no nosso.
Caso seu animal apresente dor ao urinar, urina com sangue, ou fique muito tempo urinando em pequenas quantidades, fique atento e procure rapidamente um médico veterinário.