Bom dia amigos, hoje vamos falar rapidamente sobre a cinomose!
A cinomose, é uma doença viral, altamente contagiosa que geralmente afeta animais filhotes, porém os animais adultos não estão livres de contrair a doença.
A transmissão ocorre através das secreções oculares, respiratórias, urina e saliva. E essa transmissão pode ocorrer por até 90 dias após o contagio do animal.
Geralmente, a doença pode se manifestar de quatro formas: neurológica (convulsões, mioclonias), ocular (secreção ocular), respiratória (tosse, pneumonia) e intestinal (diarreia), porém o animal pode ter além desses sinais, febre, lesões dermatológicas e sinais oculares (uveíte).
A prevenção se dá através da imunização do filhote e do correto manejo do animal filhote. Não deixar que o mesmo fique em local onde já permaneceram animais infectados com o vírus da cinomose. Além disso, a correta limpeza local – o vírus mesmo sendo altamente contagioso, sobrevive pouco tempo no ambiente – com desinfetantes comuns.
Dessa forma, quase seu animalzinho esteja apresentando esses sinais, ou você conheça alguém que tenha, a melhor atitude é procurar o veterinário.
[wysija_form id=”1″]