Atendimento 24h:
Cada-do-Criador_blog-1
Como está o coração do seu cão ou gato?

Você sabia que cães e gatos podem ter doenças no coração?

Os cães pequenos são acometidos mais frequentemente com a Degeneração mixomatosa da válvula mitral, também conhecida como Endocardiose de mitral.
Essa doença tem evolução crônica, mas podemos classificar os nossos pacientes em vários níveis, desde animais sujeitos a essa doença (como exemplo, os Shitzu, Pug, Spitz, Poodle, Bulldog Francês) e animais que necessitam de tratamento médico.

O diagnóstico baseia-se no exame clínico do paciente e no Ecodopplercardiograma, que é um exame no qual o médico veterinário faz um “ultrassom” do coração e tira as medidas das funções do coração! É um exame que demora 45 minutos aproximadamente e é indolor.

Por sua vez, os cães médios e grandes, podem ter a dilatação do coração, que é uma doença grave também. Essa doença é chamada de Cardiomiopatia dilatada. Da mesma forma, temos que fazer os exames clínicos e de imagem para diagnosticar essa doença. Algumas raças predispostas são: Pastor Alemão, Goldem Retriver, Labrador, Dobermam.

Os gatos são acometidos mais de uma doença que causa um estreitamento do coração, chamado de Cardiomiopatia hipertrófica dos felinos. Algumas raças são predispostas, como por exemplo os gatos da raça Persa.

De uma forma geral, recomendamos que os animais sejam levados para consulta cardiológica a partir dos 6 anos de idade para realização de exames prévios de imagem, para diagnóstico mais precoce possível.

Alguns sinais clínicos de doença cardiáca são: Tosse seca, Cansaço, intolerância ao exercício, abdomem abaulado, chiados na respiração.

Caso seu pet tenha mais de 6 anos de idade ou apresente qualquer um desses sinais, agende uma consulta conosco!

O Dr. Filippe, médico veterinário da Casa do Criador terá prazer em atender o seu pet e fazer os exames necessários para cuidar do coração do seu pet!

Leia também:

Compartilhe: