Doutor, meu cãozinho e gatinho estão quentes! Posso dar dipirona?
É muito comum esse questionamento dos tutores de cães a respeito da temperatura do seu cãozinho. Por esse motivo, vamos esclarecer alguns pontos em relação a temperatura corporal de cães e gatos!
- Os cães possuem uma variação de temperatura normal entre 38º a 39,2º.
Um outro questionamento que sempre recebemos é se o “focinho” do animal seco é sinal de febre. Isso é um mito. Mas pode ser que animais com febre estejam com focinho seco, mas não é um sinal patognomônico de febre!
Em relação aos gatinhos, temos que fazer algumas observações especiais:
- Os gatos por sua vez tem uma variação de temperatura um pouco diferente de nós, seres humanos, e dos cães. Sua temperatura varia de 38,0ºC a 39,5º C.
Dessa forma, podemos perceber que os animais domésticos sempre terão a temperatura maior que a nossa, e por esse motivo, ficaram mais “quentes” que nós em grande parte do dia.
E a dipirona?
Não orientamos de maneira nenhuma que você medique seu pet sem a orientação de um médico veterinário. Isso se deve ao fato, que a febre, é um mecanismo próprio de defesa contra infecções. E as vezes, uma medicação pode mascarar uma doenças e até mesmo fazer com que ela evolua para uma piora.
Dessa forma, se seu animal está prostrado, apático, sem apetite, procure um médico veterinário para consultar seu animalzinho!
Fonte: http://drauziovarella.com.br/letras/f/febre/ (Acesso em 30/07/2016) e Medicina Interna de Pequenos animais, 5º Edição, Nelson e Couto.