Uma das doenças que mais atingem os gatos são os problemas urinários. Principalmente os gatos machos castrados.
Entre os fatores causadores de alterações no sistema urinário dos gatos, está o stress (isso mesmo, o animalzinho também estressa! rsrsrs…). Os gatos tem uma alteração muito comum que chamamos de DTUIF, ou Doença Inflamatória do Trato Urinário Inferior dos Felinos. Isso em fêmeas e machos. Alguns casos, ocorrem a formação de plugs que obstruem o canal da uretra (canal que leva a urina para fora), causando disúria e anúria (dor ao urina e ausência de micção).
Os sinais clínicos são: O animal fica muito tempo agachado para urinar; presença de sedimentos ou cálculos na urina, dor ao urinar, aumento do volume abdominal, desidratação, prostração e em alguns casos vômitos.
O risco dessa doença é alto. Alguns gatinhos inclusive pode vim a óbito, ou necessitarem de cirurgias e até mesmo amputação peniana nos casos mais graves.
Assim, caso você tenha um gatinho, ou saiba quem tem, ao presenciar uma situação como essa, procure imediatamente o médico veterinário, para iniciar os cuidados necessários com seu pet!