Atendimento 24h:
Perdi a campanha de vacinação da Raiva. E agora?

Um dos questionamentos mais comuns que recebemos, entre ligações e perguntas diretas, é sobre a campanha de vacinação contra a Raiva Animal, que muitas prefeituras oferecem gratuitamente a população.

Qual a qualidade da vacina? Pode vacinar? Se eu já fiz uma dose, preciso fazer outra? E se eu perdi a campanha, agora só ano que vem?

Nesse post iremos responder essas perguntas.

  1. Se perdi a campanha, somente ano que vem? Não. Você deverá procurar uma clínica veterinária particular para realizar a imunização do seu animal contra essa grave e incurável doença.
  2. Se você fez uma dose na campanha, ou em uma clínica, precisa vacinar novamente (dose de reforço no mesmo ano)? Não. Com a vacina que trabalhamos na clínica veterinária Casa do Criador (Defensor – ZOETIS), não é necessário fazer a dose de reforço. Já a respeito da vacina da campanha, o aplicador da vacina, geralmente o agente de zoonoses, irá te informar. Mas de qualquer maneira, sempre procure a opinião de um médico veterinário.
  3. Sobre a Qualidade de vacina: As vacinas para ter eficácia e garantia, devem ficar armazenadas em temperatura de geladeira, geralmente até 8 graus. Dessa forma, como as campanhas são feitas em locais públicos, sem utilização de unidades de frio ideais (somente caixa de isopor com gelo), afirmar e garantir que a temperatura da vacina está ideal é difícil. E tudo isso poderá comprometer a real utilidade da vacina. De qualquer forma, é uma campanha válida. Assim, procure levar seu cãozinho ou gatinho para vacinar, logo pela manhã, e de preferência, no horário mais fresco do dia (Entre 08 e 10 horas da manhã).

 

Assim, com essas dicas, você poderá saber como proceder a respeito da vacinação da Raiva Animal.

 

E lembrem-se, ao levar uma mordida de cão ou gato, procure uma unidade de saúde mais próxima de você, e leve junto o cartão de vacina do animal e o seu cartão de vacina. A raiva animal é uma zoonose, e muitas das vezes, incurável.

Leia também:

Compartilhe: